Interruptores de iluminação inteligente LightSwitch da Ajax – conforto e segurança com um toque
Hoje, a Ajax Systems deu a conhecer o LightSwitch, um interruptor de iluminação inteligente que combina tecnologia de segurança profissional com a melhor experiência de utilizador da categoria. O LightSwitch dispõe de um grande painel tátil que responde à ativação por toque ou sem contacto — basta colocar a mão a, pelo menos, 15 mm do dispositivo e a luz acende. Graças à suave retroiluminação LED, é fácil de utilizar, até no escuro.
Tem havido regularmente tentativas de levar a iluminação para um novo patamar. No entanto, ainda não se tornaram prática corrente por vários motivos: a complexidade da integração, a pouca experiência do utilizador, o preço, a qualidade, etc. Dispomos de uma tecnologia superior para proporcionar um produto excelente para controlo da iluminação. E já temos mais de um milhão de instalações ligadas, os nossos utilizadores adoram a Ajax e acreditamos que podemos estabelecer uma nova geração de controlo de iluminação.Aleksandr Konotopskyi, CEO da Ajax Systems
Com o LightSwitch, os utilizadores do sistema de segurança podem controlar uma vasta gama de dispositivos de iluminação, tanto no local como remotamente, através das apps Ajax. Os cenários de automatização permitem ligar as luzes por programação ao desarmar o sistema de segurança ou por um alarme para melhor ver os intrusos e dissuadi-los. Além disso, também pode configurar o sistema para que a ativação de um interruptor faça disparar todos os outros no local. Assim, um só movimento desliga todas as luzes em toda a instalação.
Do ponto de vista da instalação, o LightSwitch é um dispositivo absolutamente sem complicações. Tem a dimensão normalizada dos interruptores europeus, não requer um fio de neutro e tem espelhos substituíveis, disponíveis em oito cores. A linha de produtos também inclui modelos de controlo de um circuito de iluminação, dois circuitos de iluminação e bidirecionais, bem como molduras de várias dimensões.
A experiência do utilizador é o mais importante
O LightSwitch foi concebido tendo em vista os interesses do utilizador. Sabendo que não há nada mais aborrecido que um sensor não reativo, os programadores trabalharam durante mais de um ano para tornar todo o painel do interruptor reativo a qualquer toque. Leve ou intenso, em qualquer ponto do painel.
Além disso, basta colocar uma mão, cotovelo, joelho ou qualquer parte do corpo próxima do LightSwitch para este responder. Por último, podemos dizer que as crianças não lhe tocarão com as mãos sujas. Magia! Mas vamos ser realistas, tocam, sim. Ao mesmo tempo, o LightSwitch não reage a interferências. Dispor de um sensor excelente e reativo não suscetível a interferências eletromagnéticas é uma das especialidades do LightSwitch.
O feedback mecânico do LightSwitch e o som do clique remetem para emoções positivas e o utilizador percebe claramente que houve um toque. A suave retroiluminação LED não encandeia nem perturba o sono, todavia, os utilizadores conseguirão ver o interruptor à noite.
Tecnologia em design de vanguarda
O LightSwitch é um dispositivo montado composto por um mecanismo nuclear, uma moldura transparente e um espelho colorido. Este design permite que um eletricista monte o LightSwitch com a configuração necessária. O LightSwitch apresenta opções adequadas para todos os tipos de instalações: casa, escritório, café, loja ou área de produção. A gama de produtos inclui modelos de controlo de um circuito de iluminação e dois circuitos de iluminação, o que é muito prático quando precisa de acender as luzes em corredores compridos, salas com várias saídas ou nas escadas.
No design de interiores, a cor representa um papel significativo, por isso o LightSwitch pode ter diferentes cores. Escolha uma das 8 cores disponíveis: branco, névoa, cinzento, grafite, marfim, ostra, azeitona ou preto. Não se preocupe se quiser colocar novas cores nas paredes após as obras — a alteração dos espelhos demora segundos. E são vendidos separadamente.
O design é uma parte essencial do LightSwitch. A moldura transparente pode ter até 4 bases e é preenchida com núcleos e espelhos, de acordo com o design de interiores. Existem diferentes versões de espelho: botões centrais e botões do lado. Graças a isto, a moldura preenchida com interruptores tem uma aparência homogénea e estética quando montada.
O sonho de todos os eletricistas
O LightSwitch foi desenvolvido por pessoas que compreendem o trabalho de um eletricista profissional. A instalação requer apenas um esforço mínimo. Não há necessidade de instalar fios de sinal ou mudar o que quer que seja na caixa de derivação. O LightSwitch nem sequer precisa de um fio de neutro. A alimentação é feita através de um fio com tensão, que tem sido controlado pelo antigo interruptor.
Em termos de dimensões, o LightSwitch é idêntico ao interruptor europeu tradicional. Um eletricista precisa de 5-10 minutos para o substituir, incluindo desmontar e montar o novo. O LightSwitch é compatível com uma vasta gama de lâmpadas: de 5 a 600 W. É adequado para um grande candeeiro de entrada e para uma luz de presença LED.
Mesmo considerando que o LightSwitch está localizado num nicho de cimento — podemos facilmente cobrir uma casa privada com uma área de centenas de metros quadrados sem repetidores. Há duas antenas rádio no exterior do mecanismo e integradas no espelho frontal para melhorar o alcance de comunicação rádio e a estabilidade.
Tecnologias de segurança ao serviço da iluminação
Ao contrário da maioria das soluções de casa inteligente, o LightSwitch faz parte do sistema de segurança Ajax. Isto significa que o interruptor desempenhará as suas funções, em qualquer situação. O LightSwitch é controlado através do protocolo rádio Jeweller, modificado para automatização da casa. O protocolo tem salto de frequência e um sistema de transmissão garantida; monitoriza constantemente a qualidade da comunicação e tem o melhor alcance do mundo. É muito mais fiável do que as tecnologias comuns para automatização, tais com a Z-Wave, ZigBee ou Wi-Fi.
Mesmo que a ligação Ethernet seja perdida, o LightSwitch pode ser sempre controlado através do canal móvel.
O “cérebro” do sistema — um hub Ajax — funciona com o OS Malevich, um sistema operativo em tempo real. Não atrasa nem bloqueia; carrega e executa todas as ações instantaneamente. Demora menos de um segundo entre um toque num smartphone e o acender das luzes. Da mesma forma, qualquer cenário é executado em menos de um segundo. O LightSwitch é compatível com o Hub Hybrid, Hub Plus e superior — o que significa que a comunicação com o mundo exterior é disponibilizada por, pelo menos, dois canais de comunicação. Assim, mesmo que a ligação Ethernet seja perdida, a luz pode sempre ser controlada através do canal móvel.
Controlo da iluminação que cabe num bolso
Tendo em conta tudo o que já foi mencionado, um smartphone com uma app Ajax torna-se, pois, no derradeiro controlo remoto da iluminação. Os utilizadores podem apagar as luzes já depois de sair do escritório ou acender as luzes de qualquer parte da casa mesmo quando estão deitados no sofá.
A app Ajax permite controlar o LightSwitch a qualquer hora, em qualquer lugar.
Já para não falar de um simples temporizador (entre 1 segundo e 2 horas), o LightSwitch pode desligar-se sozinho. E os cenários de automatização Ajax levam a iluminação para outro nível.
O LightSwitch pode ativar qualquer dispositivo de automatização Ajax: Relay, WallSwitch ou Socket. Por outras palavras, a variedade de aplicações é ilimitada. Desligue as luzes quando se for deitar e feche automaticamente as persianas. Acenda as luzes ao chegar a casa e ligue automaticamente o humidificador. Pode apagar todas as luzes ao sair do escritório que estas acenderão automaticamente se disparar um alarme de intrusão. Ou configure simplesmente um horário.
O utilizador sabe tudo o que acontece no local graças às notificações instantâneas. O software também sincroniza interruptores bidirecionais. O primeiro “sabe” que o segundo desligou a luz, assim, o estado do interruptor é visível instantaneamente na app.